-
Arquitetos: IZ Architects
- Área: 128 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nguyen Cuong
-
Fabricantes: Dulux, Hafele, KINGLED, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. As longas fileiras de pequenas casas quase geminadas, as townhouses, são uma tipologia bastante comum no Vietnã. As linhas de casas são normalmente bastante próximas, resultando em uma limitação de espaço e de contato com os arredores. Essa situação influenciou nas demandas do proprietário desta casa, que desejava uma construção que tenha proximidade aos elementos da natureza, mas que também conseguisse permanecer privada e protegida.
O projeto foi concebido como um espaço aberto. Apesar de não haver nenhum acesso direto ao exterior, as aberturas permitem que os espaços internos recebem luz e ventilação natural. Desta forma, um terço da área do piso foi utilizada como "clareira" que conduz a luz para áreas escondidas e também ajuda na absorção do ar quente, auxiliando na regulagem da circulação do ar interior.
Os espaços de transição entre o dentro e o fora se tornarão ativos, contando com árvores que crescerão sob a luz natural, reduzindo assim a temperatura interior, principalmente nos dias quentes. O projeto utiliza tijolos brancos e vermelhos, enquanto cores complementares são utilizadas pensando em suavizar o olhar do morador.
Além dos princípios fundamentais, como viabilizar a vivência humana, as cores e as propriedades dos materiais da terra, temas presentes no feng shui, um princípio vago e raramente usado no ocidente, é considerado um princípio indispensável no Vietnã. Um "projeto completo" significa acessar a luz, a ventilação natural e balancear essa relação, equilibrar o interno e o externo. O resultado mostra que um ambiente agradável pode ser criado a partir da boa organização e harmonização entre os cinco elementos.